Conselho Consultivo estabelece estratégias de engajamento com agenda de desenvolvimento sustentável no Brasil

O Conselho Consultivo do projeto PlanaFlor realizou sua primeira reunião presencial, no dia 16 de junho em São Paulo, com o objetivo de identificar estratégias de engajamento para promover o desenvolvimento sustentável no Brasil com base na implementação efetiva do Código Florestal. O encontro contou com a participação dos coordenadores do projeto e os conselheiros, que possuem atuação destacada em diferentes setores, marcando um importante passo para impulsionar a agenda ambiental no país.

Durante a reunião, Beto Mesquita, Diretor de Florestas e Políticas Públicas da BVRio, apresentou os avanços do trabalho e as publicações que estão disponíveis no website do projeto. O plano está sendo apresentado ao poder executivo, lideranças do Congresso, governos subnacionais, organizações civis, ministério público e outras instâncias relacionadas ao tema.

Joaquim Levy, coordenador do conselho, destacou a importância desse encontro para a implementação de medidas efetivas de desenvolvimento sustentável no Brasil. “O PlanaFlor é uma iniciativa crucial para alcançar os objetivos estabelecidos pelo Código Florestal. Nossa colaboração e troca de experiências nos ajudarão a criar estratégias sólidas e alcançar resultados positivos para o meio ambiente e para a sociedade como um todo”, afirmou Levy.

Marcelo Hercowitz, gerente do projeto PlanaFlor, comentou o encontro e o potencial de engajamento dos diversos atores com o plano: “Na reunião ficou destacada a relevância do PlanaFlor para o momento atual do país, uma vez que o Plano mostra com fundamentações sólidas que a implementação do Código Florestal tem o potencial para gerar crescimento econômico no país, crescimento do setor agropecuário, ao mesmo tempo em que se conserva a vegetação nativa existente e se recuperam as áreas degradadas. Com isso, possibilita ao país alcançar suas NDCs e se consolidar nos mercados internacionais como referência em uma agropecuária sustentável de baixo carbono”. 

O Conselho Consultivo do PlanaFlor reúne representantes de diferentes setores, unindo conhecimentos e experiências para impulsionar o desenvolvimento sustentável. Entre os participantes estavam Roberta Del Giudice, do Observatório do Código Florestal; Rosa Lemos de Sa, da FUNBIO; Beatriz Stuart Secaf, da FEBRABAN; Paulo Hartung, do Ibá, Joaquim Levy, Marcelo Vieira, da SRB; Baiena Souto, da FGV; Mauricio de Moura Costa, Beto Mesquita e Marcelo Hercowitz, da BVRio; e Walfredo Schindler, Luis Saporta e Rafaela Silva, da FBDS.

O projeto PlanaFlor visa à implementação efetiva do Código Florestal e busca criar sinergias entre os diversos atores envolvidos na agenda ambiental, como setor privado, organizações da sociedade civil, academia e governo. A iniciativa é fundamental para garantir a proteção dos recursos naturais, a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável do Brasil.

O Conselho Consultivo do PlanaFlor continuará promovendo encontros e colaborações para avançar nas ações estratégicas propostas pelo projeto. A expectativa é de que, por meio desse diálogo construtivo, sejam implementadas políticas e medidas concretas que contribuam para um futuro mais sustentável e resiliente para o país.