O Projeto PlanaFlor iniciou uma rodada de workshops e consultas a stakeholders no dia 6 de julho de 2022, na FGV, em São Paulo, para apresentação da matriz estratégica de objetivos e ações para acelerar a implementação do Código Florestal no Brasil nos próximos anos. O propósito do encontro foi ouvir representantes da sociedade civil, incluindo pesquisadores e lideranças do movimento ambientalista, para contribuições ao planejamento e elaboração do documento final, que será apresentado aos candidatos à Presidência da República e aos governos estaduais no final de agosto
A abertura do evento foi feita pelo Diretor da Fundação Brasileira de Desenvolvimento Sustentável (FBDS), Walfredo Schindler, que destacou a importância da participação das entidades presentes para o aperfeiçoamento das propostas apresentadas. O presidente do Conselho Consultivo do PlanaFlor, Joaquim Levy, destacou o esforço da equipe em desenhar uma modelagem que terá impacto direto no reflorestamento, na restauração de áreas degradadas, no microclima e na geração emprego e renda para os brasileiros. “Por trás dessas propostas, temos o trabalho de inovação sobre o uso produtivo da terra e recuperação do solo. O plano terá metas e vamos apresentar o custo direto disto”, enfatizou Levy.
O Gerente do Projeto na BVRio, Marcelo Hercowitz, fez uma apresentação sobre as mensagens-chave do PlanaFlor e as etapas do projeto até 2025. “Todos os oito objetivos têm metas e indicadores que serão monitorados nos próximos quatro anos e irão demonstrar os impactos positivos, econômicos, sociais e ambientais, que serão gerados”, destacou.
Para realização das dinâmicas em grupos foi utilizada a metodologia conhecida como ‘World Café’ e para categorização das ações o método de diálogo ‘Open Space’. “Na primeira dinâmica, fizemos quatro rodadas de conversa entre os participantes e, depois, aprofundamos com a sinalização das pessoas sobre que ações eram essenciais, importantes ou não essenciais”, comentou Sandra Quinteiro, facilitadora da San Quinteiro Desenvolvimento Humano e Organizacional.