FGV

Goret Pereira Paulo: Goret Pereira Paulo é PhD em Administração Pública pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP), mestre em Economia pela Escola de Pós-Graduação em Economia (EPGE) da Fundação Getulio Vargas (FGV) e bacharel em Economia pela Universidade Federal (UFF). Possui grande experiência nas áreas de gás e eletricidade e atualmente gerencia projetos de pesquisa na área de energia e infraestrutura na FGV. É Diretora da Rede de Pesquisa e Conhecimento Aplicada da FGV e de um Ponto de Contato Nacional para a Comissão Europeia, especialmente na área de Ciência com e para Sociedade e Sociedades Inclusivas, Inovadoras e Reflexivas. É Membro Titular do Conselho Consultivo do Instituto de Inovação em Seguros e Resseguros da FGV e Membro dos Comitês de Transmissão e de Geração de Energia Elétrica da ABDIB.

Ricardo Simonsen: Diretor da Central de Qualidade para Pesquisa Aplicada da Fundação Getúlio Vargas. Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, e mestrado e doutorado em Economia pela EPGE/FGV. Foi Diretor Técnico da FGV Projetos, unidade de assessoria técnica da FGV, entre 2003 e 2020, e Chefe do Centro de Economia Empresarial do IBRE entre 1999 e 2003. Anteriormente trabalhou em instituições financeiras nas áreas de operações corporativas e ministrou aulas de economia e finanças corporativas.

Baiena Feijolo Souto: Coordenadora de Projetos na FGV. Mestre em Estudos da População e Pesquisa Social pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE. Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Especialista em indicadores sociais e direitos humanos. Atua em pesquisas sociais, econômicas e demográficas. Com experiência na coordenação de equipes técnicas multidisciplinares no desenvolvimento de projetos no setor público e privado, incluindo Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas, Análise de Políticas Sociais, planos de desenvolvimento territorial, Planos Setoriais e Planejamento Estratégico.

Guilherme Barbosa Vinhas: Mestre em Economia do Direito pela Universidad Rey Juan Carlos (Madri), especialista em Direito Econômico pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/RJ, bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Advoga há mais de vinte anos em temas de direito regulatório e infraestrutura, especialmente no setor de energia, petróleo e gás natural, transição energética e governança ESG. Sócio do Escritório VINHAS E REDENSCHI ADVOGADOS, tendo trabalhado no departamento jurídico de empresa do setor de petróleo bem como na Procuradoria da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP.

Angelo Costa Gurgel: Engenheiro Agrônomo e Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), com pós-doutorado no MIT Joint Program on the Science and Policy of Global Change. Bolsista Produtividade em Pesquisa 1D do CNPq. Pesquisador do MIT Energy Initiative e Joint Program on the Science and Policy of Global Change. Professor do Mestrado Profissional em Agronegócio da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas – FGV EESP. Livre-docente pela Universidade de São Paulo (USP), foi professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto – FEARP/USP.

Eduardo Santiago Rosseti: Mestre em Estudos da População e Pesquisa Social pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE. Bacharel em Ciências Matemáticas pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF. Trabalhou como consultor independente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), órgão vinculado à Organização Mundial da Saúde (OMS). Atualmente, trabalha como funcionário da Fundação Getúlio Vargas, com sede na FGV Projetos, prestando serviços e consultoria a diversas entidades públicas e privadas. Com isso, participa de várias consultorias técnicas, sendo especificamente responsável pela manipulação, uso e criação de indicadores estatísticos, análise e aplicação de modelos estatísticos e econométricos, estatística geoespacial, geoprocessamento, mapas temáticos e análise de dados demográficos.

Felippe Cauê Serigati: Professor da Escola de Economia de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP), coordenador do Mestrado Profissional em Agronegócio (MPAgro) da FGV EESP, pesquisador do Centro de Agronegócios da FGV (FGV Agro) e colaborador da Revista Agroanalysis (coluna Macroeconomia da Agricultura). É mestre e doutor em economia pela Escola de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP) e foi pesquisador visitante na Universidade da Califórnia, Berkeley. Atuou como assessor econômico na Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Jerônimo Pintotti Roveda: Graduado pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre – PUC/RS. LLM em Direito dos Negócios pela Universidade do Rio dos Sinos – UNISINOS. Membro do Comitê de Arbitragem e Resoluções de Disputas da Associação Brasileira de Direito da Energia e Meio Ambiente – ABDEM. Diretor Regional do Instituto Brasileiro de Direito da Construção – IBDiC. Professor Convidado da Especialização em Direito Ambiental e Sustentabilidade da PUCRS. Membro da Dispute Resolution Board Foundation – DRBF – com certificação para atuação em Comitês de Prevenção e Solução de Disputas.

Luciano Rodrigues: Engenheiro Agrônomo, Mestre e Doutor em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo. Pesquisador e professor no Mestrado Profissional em Agronegócios, GVAgro FGV/EESP. Diretor de Economia e Inteligência Setorial da União da Indústria de Cana-de-açúcar. Membro Conselho Consultivo da Empresa de Pesquisa Energética e Diretor no Departamento de Agronegócio da FIESP.