FBDS

Walfredo Schindler: Diretor Executivo da FBDS, é engenheiro civil graduado pela PUC Rio de Janeiro, pós-graduado em Engenharia Industrial pela mesma universidade. Trabalhou por 16 anos no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), atuando a frente de diferentes diretorias, gerências e departamentos. Possui dezenas de cursos de extensão em administração e finanças, projetos industriais, meio ambiente, projetos florestais, gerenciamento de riscos e negociação, entre outros temas. É Diretor da SEMA – Serviços para o Meio Ambiente e Sustentabilidade Ltda., tendo coordenado a execução de aproximadamente 100 projetos desenvolvidos ao longo desse período, nas áreas de Mudanças Climáticas Globais, Projetos de Créditos de Carbono, Gestão de Carbono, gestão de recursos hídricos, energias renováveis, eficiência energética, entre outros.

Luís Saporta: Diretor de Programas e Projetos na FBDS. Também atua na Fundação como pesquisador e gestor de projetos, desde 2008. É economista ambiental graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), mestre em Economia pela EPGE/FGV (2008) e doutor em Planejamento Energético pela COPPE / UFRJ (2017). Tem desenvolvido pesquisas nas áreas de mudanças climáticas, energias renováveis, estratégias corporativas sobre mudanças climáticas, políticas públicas ambientais e investimentos sociais em projetos de infraestrutura.

Rafaela Silva: Doutora em Ecologia e Biodiversidade pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), mestre em Agroecologia e Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), bacharel em Ecologia também pela UNESP e pós-graduada em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Tem ampla experiência no desenvolvimento de projetos e atividades relacionadas à conservação da biodiversidade, com ênfase na gestão de projetos, políticas ambientais e serviços ecossistêmicos.

Thais Mattos: Doutoranda do Programa de Planejamento Energético da COPPE/UFRJ, possui mestrado em Planejamento Energético pela COPPE/UFRJ (2018) e graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Trabalha na FBDS há 10 anos, atuando em diversos projetos ambientais e de mudanças climáticas. Possui curso em pegada de carbono pela CarbonTrust (Londres), na sua metodologia PAS 2050 e curso de VBA para Excel pela PUC-RJ.

Carlos Alberto Alves: É administrador de empresas com pós-graduação em Ciências Contábeis. Atua como controler na FBDS desde 2004, sendo responsável pelo setor Administrativo e Financeiro, bem como a prestação de contas junto ao Ministério Público. Trabalhou como gerente de Contabilidade na Cia Cervejaria Brahma-AMBEV por 20 anos e como Gerente de Controladoria na Telemar por cerca de 5 anos

Liana Gemunder: Pós-graduada em Hotelaria pela Ecole hôtelière de Lausanne (Suiça) e bacharel em Turismo. Atua, desde 1995, como secretária executiva na FBDS sendo responsável por assessorar diretores e presidente; organizar eventos; elaborar correspondências e relatórios; identificar os assuntos a serem tratados para o encaminhamento aos respectivos setores da instituição e coordenar as atividades da área administrativa.